Lições Aprendidas

Empreendimentos alinhados á missão de vida do empreendedor passam maior confiança ao investidor no que diz respeito a lidar com contratempos e asseguram o êxito do investimento.

 Durante a seleção de projetos priorizar instituições com perfil empreendedor para assegurar o ganho de autonomia e diminuir o risco de atrasos e ineficiências gerenciais na execução do projeto.

 Financiamento de pequenos fornecedores através de empresas-âncoras (compra garantida dos produtos) possibilita melhores resultados.

 A parceria entre empresa privada + organização social + Instituto Ventura mostrou ser um modelo de investimento eficiente. Esse tripé mostra que o envolvimento da empresa privada, garante os padrões técnicos requeridos pelo mercado, assim como êxito na comercialização, ao mesmo tempo em que a organização social gerencia o aspecto socioambiental do projeto e o Instituto Ventura coordena os investimentos e assegura uma gestão eficaz orientada para resultados entre os parceiros envolvidos.

 Evitar investir em projetos embrionários. A mobilização das pessoas para formação de equipe demanda muito tempo e há insegurança na continuidade da empresa caso a instituição e pessoas envolvidas não possuam o perfil empreendedor de antemão.

 Incentivar a integração da gestão compartilhada do projeto (executor, financiador, beneficiário) aumentando assim o efeito da aprendizagem através dos diversos pontos de vista.

 Importante estar atento às habilidades natas do empreendedor, bem como seus pontos fracos para poder apoiar e até mesmo intervir, quando necessário.

 Estabelecer metas, padrões de qualidade e regras de funcionamento de processos ajudam no aprimoramento da capacidade gestora da empresa.

 Ter flexibilidade nas atividades planejadas auxilia a alcançar o sucesso do propósito do projeto.

 É fundamental a presença do parceiro executor no local e no dia a dia do projeto para assim monitorar e direcionar as estratégias traçadas.

 Projetos que apontem para falta de tempo ou habilidade em prestação de contas do gestor, devem incluir a contratação de um coordenador.

Organizações de origem assistencialista demonstram resistências internas e lentidão no processo de inserção em uma economia de mercado, o qual é crítico para ganho de autonomia.

  Lições aprendidas por projeto (Fazer download)