Projeto:

Inovação na Comercialização de Artesanato (RJ)
 

Organização Executora:

Instituto Asta
 

Objetivo:

Fortalecer a capacidade institucional da Rede Asta visando o aumento de seu faturamento e a sua sustentabilidade financeira.
 

Resultados Programados:

  • Rede Asta operando de forma financeiramente sustentável.
  • Rede Asta registrando em 2011 um volume de vendas médio/mês acima de R$ 88 mil. (Linha de Base: faturamento bruto mensal de R$ 21 mil em 2009) contribuindo assim para atingir o break even e a autonomia da Rede Asta.
  • Área de brindes integrada á Rede Asta e faturando em média R$16mil por mês.
  • Número total de 90 conselheiras ativas no final de 2011, cada uma vendendo uma média 20 produtos/mês (Linha de Base: 25 conselheiras em Julho 09).
  • Departamento de criação consolidado tendo lançado no período de 2 anos 126 novos produtos (média de 18 novos produtos por trimestre) com boa aceitação do mercado. (Linha de Base: lançamento trimestral de 8 produtos totalmente novos e 37 produtos adaptados por catálogo).
  • Aumento do número de grupos produtivos filiados a Rede Asta, passando de 20 (base 2009) para 45 (Base 2011).

 

Beneficiários:

Em torno de 600 pessoas trabalhando com artesanato como estratégia para evitar o desemprego e promover o sustento de suas famílias.
 

Parceiros:

Fundação ABN AMRO, IAF (Inter American Foundation), Instituto Akatu e Associação Comercial do Rio de Janeiro
 

Investimento Total:

R$292.367 (Total) / R$160.027 (Ventura)
 

Início do Projeto:

Agosto 2009
 

Prazo de Execução:

24 meses